Ofertas Públicas

Lançamentos de ativos
para o público

Invista em ações, cotas de Fundos Imobiliários e títulos de Renda Fixa recém-criados.
Abra sua conta

O que são
Ofertas Públicas?

A Oferta Pública é a distribuição de ativos para o público, como o lançamento de ações de uma empresa, títulos de dívida ou até mesmo cotas de um fundo de investimento imobiliário.

Todas as informações sobre a oferta pública ficam disponíveis em um prospecto. Nesse documento é possível verificar informações sobre a empresa emissora, como os últimos resultados financeiros, destinação dos recursos captados e os bancos responsáveis pela emissão.

Principais características

No mercado, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) regulamenta as ofertas públicas em duas instruções:

Instrução ICVM 400: oferta registrada na CVM, normalmente destinada a investidores no geral ou investidores qualificados.

Instrução ICVM 476: oferta destinada apenas para investidores profissionais. Dispensa registro na CVM, é oferecida no máximo para 75 investidores e subscrita no máximo por 50 investidores.

O objetivo das empresas ao fazer uma Oferta Pública é acessar o mercado de capitais para captar recursos visando financiar projetos de investimentos, para expansões, ou até mesmo realizar uma reestruturação financeira.

Para definir as condições dos novos títulos, são desenvolvidos estudos sobre o cenário macroeconômico atual, setor de atuação da empresa, e volume financeiro que será emitido.

Tipos de títulos

Existem Ofertas Públicas feitas para categorias de Renda Fixa e Renda Variável.

CRI e CRA

São emitidos por companhias securitizadoras e atrelados aos setores imobiliário e do agronegócio. Esses títulos estimulam as duas áreas com investimentos e não têm proteção do FGC (Fundo Garantidor de Crédito).

Saiba mais

Debêntures incentivadas

São títulos de créditos emitidos por empresas para captação de investimentos em infraestrutura e com isenção de Imposto de Renda. Após Oferta Pública, a categoria passa a ser negociada apenas no mercado secundário. Nós oferecemos apenas esse tipo de debênture, visando maiores rendimentos para cada cliente.

Saiba mais

Fundos de Investimentos Imobiliários

São ativos administrados por instituições financeiras onde um grupo de pessoas aplicam em ativos relacionados ao setor imobiliário.

Saiba mais

 

Ações

São emitidas por empresas que operam na Bolsa de Valores. Os investidores que investem em ofertas públicas de ações passam a ser sócios dessas companhias.

Saiba mais

Tipos de ofertas em ações ou FII

As Ofertas Públicas são disponibilizadas de maneira primária e secundária. Além dessas duas, há também os IPOs (Oferta Pública Inicial) para empresas que estão entrando na Bolsa de Valores. Confira as características de cada uma:

Oferta Pública primária

A Oferta Pública Primária é a emissão de novas ações ou cotas de Fundos de Investimentos. Na distribuição primária, a empresa emite e vende novos títulos, portanto, os recursos obtidos com a venda são destinados diretamente para o Caixa da empresa.

Oferta Pública secundária

Na Oferta Pública Secundária não há emissão de novos títulos, ou seja, ocorre a venda de ativos já existentes. Os recursos vão para os vendedores que, no caso, são os acionistas ou cotistas.

IPO

Quando uma empresa abre seu capital para ser negociada na Bolsa, ela realiza uma IPO (Initial Public Offering), ou Oferta Pública Inicial. O processo é uma forma de captação de recursos que as empresas utilizam para financiar suas expansões, além de trazer visibilidade e confiança do mercado na companhia.  

Diferenciais

As Ofertas Públicas são oportunidades de adquirir ativos que serão disponibilizados no mercado pela primeira vez, com possibilidade ilimitada de ganhos.

Você pode investir em Ofertas Públicas pelo nosso Home Broker, uma plataforma completa em que você acessa diversos produtos do nosso portfólio e do mercado financeiro.

Já é cliente Safra? Temos um time de especialistas prontos para te ajudar com análises criteriosas sobre o cenário econômico e cada produto que você tem à sua disposição para compor sua carteira de investimentos.

Cuidar de patrimônios é o nosso legado. Invista Safra.

Fotografia fachada prédio Safra

Quer investir?
Abra sua conta

O Safra possui especialistas para te apresentar as melhores soluções de investimento para seu perfil e objetivo de vida.

Abra sua conta