CRI e CRA

Diversifique a sua carteira de Renda Fixa

Invista em papéis que financiam o setor imobiliário e do agronegócio e tenha da isenção de IR
Abra sua conta

O que são os
CRIs e CRAs?

Os CRIs (Certificado de Recebíveis Imobiliários) e CRAs (Certificado de Recebíveis do Agronegócio) são títulos de Renda Fixa lastreados em créditos imobiliários e do agronegócio, emitidos exclusivamente por companhias securitizadoras.

Diferentemente das LCIs e LCAs, produtos de Renda Fixa que também estimulam os setores mas são emitidas por instituições financeiras, os CRIs e CRAs são emitidos por companhias securitizadoras. Elas não representam o risco de crédito da operação, são apenas um instrumento para viabilizar a estrutura.

Todos os CRIs e CRAs possuem um componente de risco de crédito da empresa atribuído a remuneração do papel. Por isso, é de extrema importância contar com uma instituição financeira como o Safra que possui um criterioso processo de análise antes de distribuir esses papéis.

Principais características

Ao decidir pela aplicação nestes papéis, o investidor deve considerar alguns fatores importantes:

Variedade de títulos
Existem muitas opções de prazos, emissores, fluxos de pagamento e indexadores nestas emissões. É necessário levar em consideração o perfil do investidor, objetivo de investimento e horizonte de tempo disponível.

Liquidez
O mercado secundário destes papéis vem se desenvolvendo nos últimos anos e existem alternativas para o investidor sair da operação antes do vencimento.

Tributação
Essas emissões são isentas de Imposto de Renda para o investidor pessoa física.

Risco de Crédito
Em geral, os CRIs e CRAs possuem notas de Rating para classificar cada emissão. É importante levar este critério em consideração pois, esses produtos não possuem a cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Crédito)*.

Quanto pior a análise de crédito, maior tende a ser a taxa de remuneração do papel.

Tipos de Remuneração
dos CRIs e CRAs

icon-calendar.svg

Prefixado

Valor a ser recebido é definido na aplicação, com uma taxa fixa previamente estipulada.

icon-graphic.svg

Pós-fixado

O rendimento é atrelado a um índice e segue o desempenho do CDI.

icon-fork.svg

Misto

Garante o pagamento de uma taxa prefixada mais o IPCA ou IGP-M acumulado no período.

icon-calendar.svg Prefixado

Abrir/Fechar

Valor a ser recebido é definido na aplicação, com uma taxa fixa previamente estipulada.

icon-graphic.svg Pós-fixado

Abrir/Fechar

O rendimento é atrelado a um índice e segue o desempenho do CDI.

icon-fork.svg Misto

Abrir/Fechar

Garante o pagamento de uma taxa prefixada mais o IPCA ou IGP-M acumulado no período.

Diferenciais

Os CRAs e CRIs combinam o benefício da isenção de imposto de renda para pessoa física, bons emissores recorrentes no mercado, diversidade de prazos e indexadores.

Quer aplicar? Conheça todos os CRI e CRA disponíveis em nosso portfólio. Invista agora e alie a credibilidade de um grupo com mais de 175 anos de história com rentabilidades atrativas em CRIs e CRAs. Invista como um especialista. Invista Safra.

Fotografia fachada prédio Safra

Quer investir?
Abra sua conta

O Safra possui especialistas para te apresentar as melhores soluções de investimento para seu perfil e objetivo de vida.

Abra sua conta

*¹ Alíquota sujeita a alteração conforme legislação tributária, sem prédio aviso. ² O FGC (Fundo Garantidor de Crédito) garante até R$ 250 mil do total de créditos elegíveis por instituição financeira ou mesmo conglomerado financeiro. A garantia é concedida por CPF/CNPJ e, no caso de contas ou investimentos conjuntos, o valor é dividido entre correntistas ou investidores. Os valores depositados ou investidos possuem o teto de R$ 1 milhão por CPF/CNPJ a cada período de quatro anos consecutivos. Os investimentos apresentados podem não ser adequados aos seus objetivos, situação financeira ou necessidades individuais. O preenchimento do Perfil do Investidor (“Suitability”) é essencial para garantir a adequação do perfil do cliente ao produto de investimento escolhido. Antes de investir, leia previamente as condições de cada produto. Essas informações não constituem qualquer forma de oferta pública ou privada pelo Banco Safra, e não devem ser consideradas como recomendação de crédito ou investimento pelo Banco. Os produtos e serviços contidos nesta página são meramente informativos, sendo que a efetiva contratação dependerá da prévia análise cadastral e aprovação do Banco Safra e abertura da conta corrente, conforme aplicável. Esta instituição é aderente ao Código Anbima de regulação e melhores práticas para atividade de distribuição de produtos de investimento.