Debêntures

Diversifique a sua carteira de Renda Fixa

Invista em papéis que financiam o desenvolvimento da economia brasileira
Abra sua conta

O que são
Debêntures?

As Debêntures são títulos de dívida emitidos por empresas para captar recursos com pessoas físicas ou investidores institucionais.

Na prática, você empresta dinheiro a uma empresa, que após o prazo determinado, irá devolver o montante mais juros. Como os títulos representam uma parcela da dívida da companhia, os investidores se tornam credores das empresas que investiram.

Existem dois tipos de debêntures: comuns e incentivadas. A diferença entre elas é que o recursos captado via Debênture Incentivada, ou Debênture de Infraestrutura, é utilizado pela empresa para financiar projetos de infraestrutura no Brasil, e por isso contam com a isenção de imposto de renda. Enquanto as Debêntures comuns podem financiar todo tipo de projetos e setores, além de ser uma ferramenta utilizada para reestruturação de dívidas da empresa.

Ao emitir uma debênture, a empresa substitui um empréstimo no banco por uma captação no mercado, consegue gerenciar melhor seu passivo e pulverizar os credores.

Principais características

Ao decidir pela aplicação nestes papéis, o investidor deve considerar alguns fatores importantes:

Variedade de títulos
Existem muitas opções de prazos, emissores, fluxos de pagamento e indexadores nestas emissões. É necessário levar em consideração o perfil do investidor, objetivo de investimento e horizonte de tempo disponível.

Liquidez
O mercado secundário destes papéis vem se desenvolvendo nos últimos anos e existem alternativas para o investidor sair da operação antes do vencimento.

Risco de Crédito
O maior risco ao investir em uma debênture é o risco de crédito, ou seja, a possibilidade da empresa não ter recursos suficientes para honrar os papéis no vencimento. É importante levar este critério em consideração pois esses produtos não possuem a cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Crédito)*.

O Safra possui um rigoroso processo de análise de crédito antes de oferecer e distribuir os produtos aos clientes, além de 175 anos de experiência para gerir esses riscos corporativos. 

Em geral, as debêntures possuem notas de Rating* para classificar cada emissão. Quanto pior a análise de crédito, maior tende a ser a taxa de remuneração do papel.

*Rating é um critério de crédito que avalia a qualidade da emissão e o risco de cada emissor.

Tipos de remuneração
em Debêntures

Normalmente, os títulos de Debêntures possuem dois tipos de remuneração:

Ícone Prefixados

Prefixado

Você sabe exatamente qual é a rentabilidade no momento do investimento, já que a taxa de juros é determinada no ato da aplicação.

Ícone Misto

Misto

Garante o pagamento de uma taxa prefixada mais o IPCA ou IGP-M acumulado no período.  

Ícone Prefixados Prefixado

Abrir/Fechar

Você sabe exatamente qual é a rentabilidade no momento do investimento, já que a taxa de juros é determinada no ato da aplicação.

Ícone Misto Misto

Abrir/Fechar

Garante o pagamento de uma taxa prefixada mais o IPCA ou IGP-M acumulado no período.  

Garantias

Algumas emissões podem apresentar garantias extras descritas na sua escritura para diminuir o risco para o investidor. São elas:

Garantia real

Envolve bens ou direitos da empresa que emitiu os títulos ou terceiros, que não podem ser negociados sem aprovação dos debenturistas.

Garantia flutuante

Assegura o pagamento aos investidores antes de todos os credores da empresa.

 

Imposto de Renda

As Debêntures Comuns são tributadas de acordo com a tabela regressiva do Imposto de Renda, enquanto as Debêntures Incentivadas se beneficiam da isenção do Imposto de Renda para pessoas físicas.

Prazo Alíquota
De 0 até 180 dias 22,5%
De 181 até 360 dias 20%
De 361 até 720 dias 17,5%
Acima de 721 dias 15%

Diferenciais

As Debêntures distribuídas pelo Safra contam com um rigoroso processo de análise de crédito antes de serem ofertadas. Além disso, queremos entender seus objetivos de vida e explicar o cenário econômico para apresentar as melhores soluções com o seu perfil.

Invista com o Safra e conte com uma equipe especializada em desenvolver patrimônios.

Fotografia fachada prédio Safra

Quer investir?
Abra sua conta

O Safra possui especialistas para te apresentar as melhores soluções de investimento para seu perfil e objetivo de vida.

Abra sua conta

*¹ Alíquota sujeita a alteração conforme legislação tributária, sem prédio aviso. ² O FGC (Fundo Garantidor de Crédito) garante até R$ 250 mil do total de créditos elegíveis por instituição financeira oumesmo conglomerado financeiro. A garantia é concedida por CPF/CNPJ e, no caso de contas ou investimentosconjuntos, o valor é dividido entre correntistas ou investidores. Os valores depositados ou investidos possuem o teto deR$ 1 milhão por CPF/CNPJ a cada período de quatro anos consecutivos.Os investimentos apresentados podem não ser adequados aos seus objetivos, situação financeira ou necessidadesindividuais. O preenchimento do Perfil do Investidor (“Suitability”) é essencial para garantir a adequação do perfil docliente ao produto de investimento escolhido. Antes de investir, leia previamente as condições de cada produto.Essas informações não constituem qualquer forma de oferta pública ou privada pelo Banco Safra, e não devemser consideradas como recomendação de crédito ou investimento pelo Banco. Os produtos e serviços contidos nesta página são meramente informativos, sendo que a efetiva contrataçãodependerá da prévia análise cadastral e aprovação do Banco Safra e abertura da conta corrente, conformeaplicável.Esta instituição é aderente ao Código Anbima de regulação e melhores práticas para atividade de distribuição deprodutos de investimento.