Aluguel de Ações

Alugue suas Ações e tenha renda extra na Bolsa

Coloque seus papéis para aluguel e mantenha todos os direitos sobre o ativo
Abra sua conta

O que é
Aluguel de Ações?

O Aluguel de Ações é uma operação no mercado de investimento em que o investidor empresta suas ações a outro investidor.

Essa operação é muito comum quando o detentor dos papéis possui estratégias de investimento a longo prazo e não deseja se desfazer dos seus ativos. Para obter uma renda extra, ele disponibiliza as ações no mercado para aluguel.

Assim como em um aluguel de imóvel, o “proprietário” recebe um valor mensal ao alugar suas ações. No mercado de investimento, a operação é similar. O doador, investidor que detém as ações, disponibiliza suas ações no mercado. O comprador, quem pretende alugar os ativos, conclui a operação.

Principais características

Todas as operações possuem garantias disponibilizadas pelo comprador e uma taxa prefixada de rendimento para o doador.

A grande vantagem para os tomadores, é usar os papéis em operações de curto prazo como a venda a descoberto. Acreditando na desvalorização dos papéis, o tomador faz a venda dos ativos que alugou. Posteriormente, ele refaz a compra das ações a um preço menor e as devolve ao doador. Assim, obtém lucro na operação.

Atualmente, é possível fazer essa operação com os seguintes ativos: ações, BDRs, Units e ETFs.

No Aluguel de Ações, apesar da possibilidade do tomador (quem aluga) vender as ações, o doador (quem disponibiliza as ações) continua com todos os direitos dos ativos. Ou seja, continua recebendo as bonificações, dividendos e JCP (Juros sobre Capital Próprio).

Para que o tomador possa alugar as ações, ele precisa oferecer garantias financeiras exigidas pela CLBC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia), que atua como contraparte. Essa garantia é composta por outras ações ou títulos de Renda Fixa, como LCIs (Letras de Crédito Imobiliário), LCAs (Certificado de Recebíveis Imobiliários) e Tesouro Direto.

Vantagens

Nas operações de Aluguel de Ações, tanto o doador quanto o tomador podem ter vantagens ao investir. As duas estratégias possibilitam os investidores lucrarem com operações no mercado de Renda Variável. Confira abaixo as vantagens para cada um:

doador.svg

Doador

Rendimento extra e Autonomia para definir prazo.

tomador.svg

Tomador

Possibilidade de ganhos no curto prazo e usar ações como garantia.

Tributação  

Quando o aluguel da ação é estruturado, o doador já conhece os prazos e taxas que receberá. Por isso, essa operação é tributada como Renda Fixa e segue a tabela regressiva do Imposto de Renda.

No Aluguel de Ações, o doador, quem deseja alugar suas ações, não possui nenhum custo ao fazer a operação. Já para o tomador, os custos são 0,25% ao ano da taxa de registo da B3, com mínimo de R$ 10,00 por contrato.

Prazo Aliquota
Até 180 dias 22,5%
De 181 até 360 dias 20%
De 361 até 720 dias 17,5%
Acima de 721 15%

Diferenciais

O Aluguel de Ações é uma operação voltada para os investidores que possuem estratégias no longo prazo e não desejam vender seus ativos. Para obter uma renda extra no mercado de ações, eles disponibilizam seus ativos para aluguel.

Do outro lado, estão investidores que desejam fazer operações de curto prazo e ganhar com a venda a descoberto desses ativos.

Além de contar com a segurança e expertise de um grupo que desenvolve patrimônios há mais de 175 anos, os investidores que desejam fazer a operação recebem nosso auxílio pela Safra Corretora.

Para alugar ou tomar emprestado um ativo, nossa Mesa de Operações auxilia todos os investidores, e é nesse contato que se definem prazos e taxas do aluguel.

Fotografia fachada prédio Safra

Quer investir?
Abra sua conta

O Safra possui especialistas para te apresentar as melhores soluções de investimento para seu perfil e objetivo de vida.

Abra sua conta